iNDICE DE TRANSPARENCIA DA MODA BRASIL.

Sobre o Índice de Transparência da Moda

O Índice de Transparência da Moda Brasil é uma análise de grandes marcas e varejistas que operam no mercado brasileiro, classificadas de acordo com a quantidade de informações disponibilizadas publicamente sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais, em suas operações próprias e em suas cadeias de fornecimento.

Trata-se de uma ferramenta para impulsionar e incentivar as marcas a serem mais transparentes sobre seus impactos sociais e ambientais. O Fashion Revolution acredita que a transparência é fundamental para se alcançar uma mudança sistêmica na indústria da moda.

Entendemos a transparência como uma ferramenta de mudança e não como o objetivo final. Ela não deve ser confundida com sustentabilidade, mas é o primeiro passo necessário para se alcançar uma indústria da moda sustentável, responsável e justa. Acreditamos que sem ela não poderemos avançar significativamente em direção a melhorias reais.

Por quê transparência importa?

A indústria da moda é responsável por diversos abusos dos direitos humanos e degradação ambiental. Sua cadeia de fornecimento é altamente globalizada, complexa, opaca e carece de regulamentações.

Essa falta de visibilidade permite que condições de trabalho exploratórias, precárias e inseguras, relações comerciais obscuras e danos ambientais aconteçam, ao mesmo tempo que encobre a responsabilização de quem tem o poder de corrigir esses problemas.

A transparência permite que investidores, legisladores, jornalistas, ONGs, sindicatos, trabalhadores e seus representantes identifiquem, denunciem e corrijam suspeitas de abusos e ajudem marcas e varejistas a rastrear e gerenciar melhor os riscos sociais, ambientais e de governança que afetam seus negócios. Ao jogar luz nos lugares e condições em que nossas roupas estão sendo feitas, é possível resolver os problemas de forma mais rápida e colaborativa.

Sem transparência não é possível proteger as pessoas vulnerabilizadas e a Natureza. Portanto, a transparência sustenta a mudança sistêmica.


“Que a moda seja transparente e responsável. Que abrace a clareza e não se esconda atrás da complexidade, nem dependa de segredos comerciais para se manter ativa. Que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa descobrir como, onde, por quem e em quais condições suas roupas foram feitas.”

nº 8, Manifesto Fashion Revolution

”O Índice de Transparência da Moda não fornece informações sobre onde comprar. O que ele faz é ajudar você a responsabilizar marcas e varejistas pelo que elas dizem. Use esses dados para impulsionar seu ativismo e não seu cartão de crédito.”

Carry Somers, co-fundadora do Fashion Revolution